sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Analisando uma novela: Escrito nas Estrelas - Rede Globo


Para a realização da atividade da unidade 2, a proposta foi da escolha e apreciação de uma novela da dramaturgia brasileira e, minha escolha desta semana ficou para a novela apresentada pela emissora Globo, “Escrito nas Estrelas”, de autoria de Elizabeth Jhin. Onde através de uma trama familiar e de pessoas afins, trás a tona os questionamentos entre a terra e o plano espiritual, enfatizando a ética e avanços na ciência e na medicina. Envolvendo a todos os espectadores sobre a discussão entre a ciência, espiritualidade e limites da humanidade. Uma novela envolvida em temas espiritualistas, que combina avanços tecnológicos e científicos com espiritualismo e cenas do cotidiano dos brasileiros. Reencarnação influencia de vidas passadas e provações dos espíritos são os temas que mais envolvem a trama.

Durante as semanas que venho acompanhando com mais atenção a novela, pude constatar que além dos propósitos que envolvem o enredo da história voltada para ciência e espiritismo, existem também outros temas levantados durante a apresentação da novela, tais como interesses pessoais, ambição, como é o caso das personagens Beatriz, Sofia e Gilmar. A manipulação da mãe perante o filho para trazer o esposo de volta, a falta de estrutura familiar, discriminação social, etc. A novela é apresentada ao público no horário das 18hs e sua classificação é livre, embora acredite que existam cenas de sexo, manipulações e violência.

A novela quer passar mensagens fixando idéias que consideram reais e positivas, tais como fertilização, embasamentos da doutrina espírita, discriminação de classes sociais, entre outros. Mas não apresenta idéias de racismo, ou outras características físicas. Tentando, entrelinhas passar conceitos de realidade, importância da estrutura familiar, diversidade social, entre outros. Eles passam esses conteúdos aos telespectadores de maneira convincente, como se fossem verdades absolutas, certezas.

Há uma super valorização de beleza, ditando modas, estilos e condutas. Valorizando as diferenças como sendo caracterizada cada qual em seu ambiente, vividos pelos personagens durante a trama. Nesta maneira de ditar modas e estilos aparecem as propagandas vinculadas à novela, onde são comuns propagandas de esmaltes, cosméticos, limpeza e higiene valorizando padrões de beleza, vivacidade, produtos de utilidade de donas de casa e, nos intervalos, uma enxurrada de propagandas políticas. Tudo para atingir o público alvo apreciador da dramaturgia.

Acredito que a exibição da novela atinja e influencie muito o público que a contempla, ditando hábitos, crenças e reflexões. É uma novela que atrai a atenção pelos problemas expostos, como falta de estrutura familiar, inseminação e avanços na medicina e principalmente sobre a abordagem da reencarnação. Se eu pudesse reescreve - lá, trazia a essência da doutrina abordada, pois como espírita kardecista, encontro diversas informações de conceitos doutrinários levadas ao público de maneira fantasiosa, sem compromisso com a essência da realidade.

Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário