domingo, 19 de setembro de 2010

Paisagismo do Interior


PAISAGISMO DO INTERIOR



Danny Moore Fernandes
Joyce Cristine Bonadio Oliveira
Priscila Alves Martins



A proposta do vídeo é a apreciação de paisagismo presente na cidade de Barretos, com imagens colhidas à noite, trazendo um novo olhar e foco diferenciado para as imagens. A natureza sempre foi fonte de inspiração para os artistas. O homem pode fazer arte utilizando a própria natureza, como na escolha e combinação das plantas para a criação de jardins.
Sabemos que um jardim não precisa apenas ser feito com plantas, ele pode ter outros elementos, como água em fontes, lagos e riachos, pedras formando caminhos, protegendo plantas ou apenas ornamentando, obras arquitetônicas ou artísticas como calçadas, escadas, muros, colunas, vasos, pérgulas, esculturas, etc.
O vídeo apresenta a filmagem de um jardim onde foram plantadas árvores, arbustos, flores e folhagens ornamentais criando um ambiente para descanso e apreciação da beleza.
A arte de criação dos jardins é hoje uma atividade feita pelos paisagistas, que possuem conhecimentos de arquitetura, artes e botânica. Quando forma criados os jardins desta praça, os paisagistas buscaram combinar de maneira harmoniosa, sem esquecer que as plantas são seres vivos que crescem e se modificam conforme a época do ano e que precisam estar adaptadas às outras plantas do jardim, ao solo e ao clima da região.
Um dos maiores paisagistas brasileiros, consagrado mundialmente, foi Roberto Burle Marx, que levou para os jardins a sua originalidade de pintor abstrato. Considerado um dos maiores paisagistas de nossa época, Burle Marx inovou na criação de jardins utilizando plantas tropicais. Em seus jardins, Burle Marx procurava sempre a harmonia entre os elementos naturais: plantas, pedras e água eram organizados em formas abstratas.
Em Barretos, como podemos observar nas imagens, é composto de um paisagismo simples, porém harmoniosa e típica de uma cidade do interior.
Para enriquecer o vídeo, diversas possibilidades foram exploradas, filmadas de diferentes maneiras, como dentro de um carro em velocidade moderada, com a câmera posicionada no chão, balançando, girando em 360º, próximo e distante dos objetos de apreciação. A captura do barulho das águas da fonte também foi proposital para trazer mais realismo às imagens.

Fazer jardins é fazer arte! Burle Marx.


Disponível no Youtube : http://www.youtube.com/watch?v=hiJd7dXyNJ8

Nenhum comentário:

Postar um comentário